RADIO A FERRO E FOGO

ATENÇÃO

ESSE BLOG É UMA EXTENSÃO DO A FERRO E FOGO E DO ATITUDE UNDERGROUND BEBEDOURO.POR ISSO PARECE ABANDONADO. AOS POUCOS CUIDAREI MELHORD ELE

PAULÃO ATITUDE

A

domingo, 12 de julho de 2009

SUBTERA - NOTHING AND DEATH (2002) LONDRINA - PARANÁ




LEIA O COMENTÁRIO DO DISCO NO WIPLASH



Da cidade de Londrina (PR) vem um conhecido nome do cenário extremo nacional, a banda de death metal Subtera. O grupo, além de já ter realizado muitos shows pelo Brasil, em setembro de 2002 efetivou o lançamento do seu segundo disco, “Nothing and Death”. Este foi produzido de forma independente, lançado e distribuído pela Morte Pacífica Records.
William (vocal e guitarra), Patrick (baixo) e Waldner (bateria) formam o Subtera. Impressionante o estrago que estes três membros fazem no som da banda, apresentando algumas influências de thrash metal, mas na maioria do tempo o que se ouve é death metal puro, extremo e insano. O som do grupo não possui nenhum tipo de experimentalismo ou inovação para o estilo, é apenas death metal ‘old school’ e cru. Simples e direto, graças a sua produção exemplar e de muita qualidade, “Nothing and Death” é um disco recomendado para os fãs de música genuinamente pesada. Instrumentalmente falando, nota-se uma banda firme e bem entrosada, sem nenhum deslize. As escolhas para timbres de guitarra caíram muito bem, mesmo não soando “sujo”. No vocal de William, mesmo não partindo para um lado mais gutural, fúria e raiva não faltam. Mas o que realmente merece destaque é o baterista Waldner, tocando na velocidade da luz em alguns momentos, dando boas quebradas no som do Subtera e ainda trazendo viradas interessantes.
Falando das músicas: o disco acaba não tendo uma nota maior pelo simples fato de a banda trabalhar quase que na totalidade em composições parecidas. Está certo que o grupo não busca inovar, mas mesmo não inovando é possível criar um leque maior de composições diferenciáveis dentro de apenas um estilo. Ou seja, faltou um pouquinho de criatividade e ousadia para isto. Por exemplo, nota-se as mesmas influências em composições como “Capitalist Perversion”, “Sickly Dogmas” e “Massive Infection” (todas muito boas por sinal). Todas brutais, momentos escalares nas guitarras e com uma bateria violentíssima. Assim o disco segue, dando ênfase para estas composições e mais algumas, como “R.I.P. Mankind”, “Evil Ution” e “Legal Atrocity” – que também merecem destaque.
Um bom nome na cena curitibana, ou melhor, brasileira. Quem não conhece o Subtera deve buscar este “Nothing and Death”. Mais um grande nome da nossa cena extrema para o mundo.
Site oficial: www.subtera.com.br
Line-up:William (vocal/guitarra);Patrick (baixo);Waldner (bateria).
Track-list:01. Capitalist Perversion02. R.I.P. Mankind03. Sickly Dogmas04. The Earth’s Dance05. Massive Infection06. Evil Ution07. Legal Atrocity08. Save.Our.Souls
Tempo total: 40:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário