RADIO A FERRO E FOGO

ATENÇÃO

ESSE BLOG É UMA EXTENSÃO DO A FERRO E FOGO E DO ATITUDE UNDERGROUND BEBEDOURO.POR ISSO PARECE ABANDONADO. AOS POUCOS CUIDAREI MELHORD ELE

PAULÃO ATITUDE

A

domingo, 12 de setembro de 2010

DORSAL ATLÂNTICA

TEXTOS POR ROGÉRIO LUCENA

DORSAL ATLÂNTICA (BRA) - LIVE AT GINÁSTICO, MG - 1986 - BOOTLEG




um registro único e maravilhosamente fudido. Gravado ao vivo no dia 19 de abril de 1986 no lendário Ginástico em Belo Horizonte. Na verdade foi o show de lançamento do split Seculo XX / Bestial Devastation, lançamento em conjuto das duas bandas mineiras Sepultura e Overdose, e que teve como convidados o Dorsal Atlântica e o Mutilator. Cerca de 1500 pessoas estiveram presentes nesse dia testemunhando um dos momentos mais fudidos da cena oitentista brasileira até então. Bem, esse registro que aqui disponibilizo é parte do show do Dorsal nesse dia (digo parte, pq infelizmente não tenho a apresentação completa), e mostra a banda em sua melhor fase, detonando tudo, não deixando pedra sobre pedra. Uma apresentação digna desse verdadeiro furacão carioca, que na época era uma verdadeira máquina do mais furioso Metal. É sempre muito legal relembrar as palavras de Carlos Vândalo incitando os bangers no início das músicas, convidando-os a agitarem até a morte. Vale salientar também que aqui temos a apresentação da música P.C.D. (Pau no Cu de Deus), nunca jamais gravada em nenhum álbum da banda e que era uma das mais pedidas nos shows, mas que os caras poucas vezes a tocaram devido a sua letra extremamente agressiva e polêmica. A gravação até que está legal para os padrões da época, dando pra sentir como era furiosa a apresentação dos caras. Registro histórico da época mais fudida da cena Metal brasileira. E como bradava Carlão..."Pau no Cu de Deus e no seu tambémmmmmmm..."!!!


01 - Caçador da Noite
02 - HTLV-3
03 - Joseph Mengele
04 - Depressão Suicida
05 - P.C.D. (Pau no Cu de Deus)


DORSAL ATLANTICA (BRA) - ANTES DO FIM - 1986


Heis um dos maiores clássicos da história do Heavy Metal brasileiro em todos os tempos. E porque não dizer, um dos maiores clássicos da história do Heavy Metal mundial em todos os tempos. Pra mim uma dos maiores plays jamais lançados. Um dos meus favoritos em todos os tempos e em todos os sentidos. Uma verdadeira aula de Hardcore Metal. Um dos discos mais importantes de toda a história da cena metálica brasileira. Um verdadeiro clássico, uma obra prima que só poderia ter surgido da mente insana e brilhante de um cidadão chamado Carlos Lopes (ou Carlos Vândalo para os mais antigos). Um amontoado de clássicos que vão surgindo um atrás do outro, com letras fudidamente brilhantes e um instrumetal que de tão tosco se torna magnífico. Não há espaços para modismo aqui! Não há espaços para melodias ou arranjos bunitinhos! Oque há é a mais pura essência do verdadeiro, cru e arrebatador Hardcore Metal. O Verdadeiro Hardcore Metal, e não esse tal de metalcore nojento e falso que muitas bandas atuais dizem fazer. Não meu amigo...aqui oque impera é a real e brutal aspereza do verdadeiro Metal. Lançado em uma época que foi uma das mais criativas e mágicas da cena nacional e mundial. Uma "desgraceira" atrás da outra. Uma porrada atrás da outra. Hinos e mais hinos vão desfilando um atrás do outro deixando incrédulos ouvidos não acostumados. E as letras de Carlos??? Puta que pariu!!! O cara tinha a manha. No meio desse turbilhão de decibéis, de músicas executadas a velocidade da luz, o cara ainda conseguia criar letras mais que inteligentes e atrativas. "Caçador da Noite" relata o serial killer americano que matava em nome do Metal e deixava Los Angeles em polvorosa. Um caso real de um maníaco assassino. "Joseph Mengele", pegando carona na morte do famigerado médico nazista que foi (segundo alguns) morto em uma praia do litoral paulista. Mengele conhecido como o anjo da morte foi responsável pela execução de milhares de judeus em Auschwitz, campo de concentração nazista localizado no sul da Polônia. Carlão relata com uma exatidão e precisão única as atrocidades desse monstro (que por uma fatalidade da natureza nasceu "humano"). Diz parte da letra : " Tal qual um diabo onipotente das profundezas da noite surgido. Sou um médico onisciente capaz de aumentar os óbitos até o infinito". Assim Carlão começava a descrever essa grande música, para no final (isso somente possível no vinil), ao que parecia ser um discurso alemão, ao rodar o disco ao contrário, entendia-se "Eu quero que você vá pra puta que pariu. Eu odeio você seu porco miserável. Vai a merda seu filho da puta"!! E oque se dizer de mortes aos falsos??? Trecho da letra "Tomara que quebrem seus ossos, esmaguem suas pernas. Arrebentem sua cara e te encham de porrada. Quebrem seus dentes e te façam engolir...a merda que você é, a merda que você faz"!!! Ah Dorsal!!! Como é grande a sua obra. Como é magnífica a sua ideologia. Alta e brutalmente recomendável!!!!

01 - Caçador da Noite
02 - HTLV-3
03 - Álcool
04 - Depressão Suicida
05 - Vorkuta
06 - Joseph Mengele
07 - Guerrilha
08 - Inveja
09 - Morte aos Falsos

http://www.4shared.com/file/88010432/4eba6424/Dorsal_Atlantica_-_Antes_do_Fim.html

DORSAL ATLANTICA (BRA) - DIVIDIR E CONQUISTAR - 1988


Dificil tentar se superar após um clássico absoluto??? Dificil manter o mesmo carisma e feeeling depois de um play altamente conceituado??? Dificil agradar na mesma proporção aos exigentes bangers que enxergam no primeiro álbum um dos maiores clássicos de todos os tempos??? Sim!!! Sim para todas as questões!!! Mas, lembre-se...estamos falando de Dorsal Atlantica! Uma das maiores bandas que já passaram por essas terras. E mais, estamos falando na mesma importância de Carlos Lopes (outroa Carlos Vândalo), uma das mentes mais criativas da história do Heavy Metal. Tudo bem, muitos (como eu) não veêm nesse play uma superação ao Antes do Fim. Mas negar sua importância e sua magnetude é ignorância. Um dos mais fudidos plays da cena brasileira em todos os tempos. Como sempre, as letras são um caso a parte, sabiamente bradadas pelo mestre Carlos. Músicas como Violência é Real, Metal Desunido (Carlos ja enxergava isso naquele tempo), velhice são tão importantes e fudidas quanto as obras contidas no Antes do Fim. Mais um puta clássico de uma época em que nossa cena caminhava para o firmamento definitivo.

01 - Tortura
02 - Vitória
03 - Violência é Real
04 - Metal Desunido
05 - Lucrécia Bórgia
06 - Morador das Ruas
07 - Velhice
08 - Preso ao Passado


Nenhum comentário:

Postar um comentário